26.2.09

The Pac-Man Dossier

Quem não conhece o Pacman?
Não estou obviamente a falar do membro dos Da Weasel, mas sim do jogo de arcada.

Quem nunca viu o simpático círculo amarelo a passear por um labirinto a comer bolinhas e a fugir dos fantasmas?

O que muito pouca gente sabe, é que este jogo é mais, mas muito mais do que isso.
Os fantasminhas têm nomes: Blinky, Pinky, Inky e Clyde (vermelho, rosa, azul e laranja, respectivamente), têm diferentes padrões de comportamento e formas de se mover pelo labirinto, são mais rápidos ou mais lentos (um fantasma pode ter várias velocidades, chegando em alguns níveis a ser mais rápido que o próprio Pacman).

O jogo tem um fim (apesar de ser causado por um bug): o famoso nível 256, também conhecido por "Split Screen Level". Existem maneiras de passar mais além, mas envolvem um truque no hardware, e nem todas as máquinas o fazem.

A máxima pontuação é de 3.333.360 pontos, que só são possíveis fazendo um jogo perfeito. Requer "comer" os 4 fantasmas depois de engolir cada "energizer" (bolas grandes), devorar todas as frutas de bónus, e nunca perder uma vida durante 256 níveis consecutivos, e comer todas as 9 bolas possíveis no nível Split Screen, que envolve sacrificar todas as vidas acumuladas (os pontos reaparecem cada vez que se perde uma vida). A primeira pessoa a conseguir isto foi Billy Mitchell, de Hollywood, na Florida, em 1999.

Existem outros bugs, nomeadamente o Pacman que passa através do fantasma sem perder a vida, e conseguir aprisionar 3 fantasmas dentro da casa durante grande parte de um nível.

The Pac-Man Dossier (por Jamey Pittman) é a página definitiva para saber todos os truques e dicas para este jogo, e contém a informação necessária para nos tornarmos mestres deste jogo, ao mesmo nível que o Yoda é mestre no uso da Força.

Nunca mais verão o Pacman com os mesmos olhos. Garanto-vos.

Sem comentários: